Projetos Crer

CLUBINHO AMIGOS DA NATUREZA

O Projeto Clubinho Amigos da Natureza tem como principal objetivo a Conscientização da importância da sustentabilidade para o planeta, além de incentivar a busca  pelo autoconhecimento, novas aprendizagens, assim como o Espírito de Coletividade.

Esse projeto vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO:

• APRENDER A CONHECER, ISTO É, ADQUIRIR OS INSTRUMENTOS;
  • APRENDER A FAZER, PARA PODER AGIR SOBRE O MEIO ENVOLVENTE;
  • APRENDER A VIVER JUNTOS, A FIM DE PARTICIPAR E COOPERAR COM OS OUTROS EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS;
  • APRENDER A SER, PILAR ESSENCIAL QUE INTEGRA AS TRÊS PRECEDENTES.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício a aprendizagem, favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

Os alunos terão a oportunidade de:

– CONFECCIONAR BRINQUEDOS ECOLÓGICOS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS TRAZIDOS DE CASA, OS QUAIS NORMALMENTE SÃO DESCARTADOS, AUMENTANDO O VOLUME DE LIXO PRODUZIDO;

– CRIAR “HORTINHAS MÓVEIS” DE ERVAS AROMÁTICAS E TEMPEROS NATURAIS, UTILIZANDO GARRAFAS PET E OUTRAS EMBALAGENS DESCARTÁVEIS;

– MONTAR UMA ECOPAPELARIA UTILIZANDO MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO PAPÉIS DE PRESENTE, CAIXINHAS DE PAPELÃO (SABONETE, PASTA DENTAL, LEITE ETC.), LATAS…

– EXERCITAR A CRIATIVIDADE E A CIDADANIA, ELABORANDO PRODUTOS ARTESANAIS COM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS.

PROJETO BILÍNGUE INGLÊS / PORTUGUÊS – SPELLING BEE

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º

O projeto SPELLING BEE visa conscientizar a criança da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável.

OBJETIVOS GERAIS:

– Sensibilizar os alunos para a importância da escrita ortográfica correta, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade;

– Ampliar o léxico na língua inglesa, proporcionando a montagem de frases nesse idioma.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Sanar dificuldades ortográficas;

– Ampliar o vocabulário em ambos os idiomas;

– Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;

– Compreender o significado das palavras;

– Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;

– Conhecer algumas palavras do novo acordo ortográfico;

– Desenvolver o espírito competitivo.

DURAÇÃO:

O projeto será aplicado durante o ano letivo de 2017.

CLUBINHO ARTE DE LER

O Projeto tem como objetivo principal despertar a criatividade e voo da imaginação; além de desenvolver a expressão oral e escrita, incorporando estruturas da língua culta de alguns gêneros textuais.

A criança terá a oportunidade de interpretar diversas linguagens, como a magia do teatro, a releitura de pinturas famosas, a arte da culinária; culminados ao prazer de ler e compreender.

CLUBINHO DA LÓGICA

O projeto tem como objetivo principal desenvolver as habilidades cognitivas, emocionais e éticas da criança através de jogos educativos e atividades similares.

• DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: A CONSCIÊNCIA DO PROCESSO DE RACIOCÍNIO É ESSENCIAL PARA O CRESCIMENTO PESSOAL EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA. AO EXAMINAREM SEU PROCESSO DE RACIOCÍNIO, AS CRIANÇAS DESENVOLVEM PROGRESSIVAMENTE SUA AUTONOMIA.
  • DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE RACIOCÍNIO: NA ERA DA INFORMAÇÃO NA QUAL VIVEMOS, UMA ÊNFASE CRESCENTE É DADA ÀS HABILIDADES FUNDAMENTAIS DE RACIOCÍNIO, ENTRE ELAS: A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TOMADA DE DECISÃO, PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, HABILIDADES VERBAIS E DE COMUNICAÇÃO.
  • FORTALECIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS: A EXPERIÊNCIA DO JOGO É UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS, EMOCIONAIS E ÉTICAS. ELA NOS PROPORCIONA VIVENCIAR SITUAÇÕES ENVOLVENDO COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO, VITÓRIA E DERROTA, ACERTO E ERRO, ACEITAR REGRAS, TRABALHAR EM EQUIPE, POSSIBILITANDO ASSIM OPORTUNIDADES DE LIDAR MELHOR COM AS EMOÇÕES E APRIMORAR A DETERMINAÇÃO, PERSISTÊNCIA E AUTODISCIPLINA.
  • TRANSFERÊNCIA INTERDISCIPLINAR: AS CRIANÇAS DESENVOLVEM SUAS HABILIDADES PARA CONSTRUIR CONEXÕES ENTRE DIFERENTES E VARIADOS CAMPOS DO PENSAMENTO E DA EXPERIÊNCIA HUMANA, TRANSCENDENDO ESTAS RELAÇÕES PARA O COTIDIANO.

DULCES HISTORIAS

O PROJETO ORIGINAL DOCES HISTÓRIAS PERTENCE À AUTORA ELISABETE RIBEIRO E É UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO ALFABETIZADOR DA LÍNGUA PORTUGUESA; PORÉM, COM A INTENÇÃO DE INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA DAS CRIANÇAS EM ESPANHOL, SOLICITAREMOS À AUTORA UMA ADAPTAÇÃO DO MATERIAL NESSE IDIOMA.

A PROPOSTA É UTILIZAR CONTOS, LENDAS E FÁBULAS DA LITERATURA INFANTIL COMO VEÍCULO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS ADEQUADAS AO NÍVEL CULTO DA LINGUAGEM, NO QUE SE REFERE À FRASE, PELA ESCOLHA DO VOCABULÁRIO E DA SINTAXE; ALÉM DE OCASIONAR UM TRABALHO DE INTERAÇÃO NO GRUPO SALA, ENTRE SI E COM O PROFESSOR DE ESPANHOL.

METODOLOGIA

A METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DO PROJETO É MUITO AMPLA, PODENDO SER TRABALHADA EM CONJUNTO COM OUTRAS DISCIPLINAS; A IDEIA É QUE A CRIANÇA VEJA O CONTO, DEPOIS DE TER LIDO OU OUVIDO VÁRIAS VERSÕES, CRIE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA BASEADA NAS ILUSTRAÇÕES.

ALÉM DE REESCREVER OBRAS CONSAGRADAS DA LITERATURA INFANTIL A PARTIR DE UMA SEQUENCIA DE FOTOS DE CENAS CONSTRUÍDAS COM DOCES, A CRIANÇA IRÁ VIVENCIAR E ENCONTRAR PRAZER NA TRAJETÓRIA DE SER OUVINTE, LEITOR, CONTADOR, ESCRITOR E AUTOR, PODENDO PRATICAR A VERBALIZAÇÃO NO IDIOMA ESPANHOL.

Cena de Chapeuzinho Vermelho

A AUTORA OFERECE VISITAS À ESCOLA, NAS QUAIS INCLUEM:

– CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES;

– CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS;

– INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS, PAIS E FUNCIONÁRIOS;

– AULAS ABERTAS DE MODELAGEM PARA PAIS E ALUNOS;

– RODA DE CONVERSA AUTORA/ALUNOS;

– TARDE DE AUTÓGRAFOS;

– OFICINAS: NA COZINHA COM A MADRINHA; DOCES VERDES FLORESTAS; FAZENDO ARTE; PETIT CHOCOLATIER.

PARA ENTENDER MELHOR A COMPLEXIDADE E A ABRANGÊNCIA DO PROJETO, SUGIRO UMA VISITA AO SITE: